No Brasil, a maior parte das linhas de crédito permite financiar até 80% do valor do imóvel. Por isso, para comprar uma casa ou apartamento, é importante se programar para juntar pelo menos 20% do preço da propriedade. Essa é a opção escolhida por muitos goianos que pensam em como financiar uma casa ou um apartamento.
Vamos a uma simulação considerando um imóvel de R$ 320.000,00 reais. Para financiá-lo, o comprador precisará juntar, no mínimo, R$ 64.000,00 reais – o equivalente a 20% do valor do bem.
Lembre-se de que 20% é o valor mínimo necessário para dar entrada em um financiamento imobiliário, mas, quanto maior for a sua reserva, menos juros serão cobrados na compra. Isso porque, com uma boa entrada, o valor financiado será menor, o que também reduz o pagamento de juros.
Por isso, para quem está pensando em como comprar um apartamento ou uma casa, é importante saber que em algumas situações o pagamento à vista pode ser a melhor opção, pois ainda dá a possibilidade de negociar um desconto maior.